O presidente recém reeleito da Federação Alemã de Futebol (DFB) Bernd Neuendorf disse, em entrevista a um jornal alemão, que pretende investir mais meio bilhão de reais na Bundesliga Feminina. A declaração foi feita para o periódico Frankfurter Rundschau, e o valor aportado seria de R$ 600 milhões (cerca de € 100 milhões de euros).
Leia também:
- Alisha Lehmann em campo: FC Como bate Milan e entra na briga pelo Italiano
- Bayern de Munique vai comprar estádio exclusivo para time feminino
De acordo com a publicação, a ideia de Neuendorf é transformar a principal liga do Futebol Feminino em uma empresa independente. O presidente alegou ainda que esse seria o maior investimento na modalidade desde a construção do centro de treinamento das seleções, o DFB-Campus.
O valor investido será usado em cerca de oitos anos para profissionalização da Bundesliga. Melhorias em padrões de treinamento, assistência médica, infraestrutura, marketing e desenvolvimento pessoal seriam alguns dos objetivos da aplicação do valor.
Apesar disso, os clubes e federações regionais e estaduais dos país estão considerando o valor insuficiente para o crescimento do futebol, ainda de acordo com a publicação alemã. O investimento estaria disponível a partir da temporada 2026/2027.

Desafios logísticos da liga, falta de infraestrutura e outros problemas apontariam que o investimento anunciado precisaria ser ainda maior para que pudesse, de fato, mudar o cenário do Futebol Feminino.
A reportagem do Frankfurter Rundschau apontou ainda que alguns membros da Federação prefeririam que os fundos fossem usados para reformar antigas escolas de futebol masculina.
Neuendorf está no comando da Federação, que engloba também o futebol masculino, desde março de 2022. Ele foi reeleito como presidente no início de novembro de 2025.
História do Futebol Feminino Alemão
O primeiro campeonato alemão de Futebol Feminino aconteceu na temporada de 1973/1974 em formato de torneio. Nos anos seguintes a competição ganhou duas fases. Na temporada 1990-1991 foram introduzidas duas ligas, a Norte e Sul. Mas, desde a temporada 1997/1998, a Bundesliga tem apenas uma única divisão.
