Denúncias anônimas de jogadoras do Avaí Kindermann à “Página Futebol Feminino”, do Instagram, revelaram que o clube de Santa Catarina está há dois meses sem pagar o salário de suas atletas. Segundo os relatos, apenas 50% do valor referente ao mês de maio foi pago até o momento, e desde então os vencimentos seguem em atraso.
Além disso, as jogadoras também relataram que a alimentação no alojamento é inadequada. Essa situação impactou o treinamento das atletas, que tiveram as atividades suspensas por alguns dias. Mas acabaram retornando aos treinos por conta própria.
O Campo Delas ouviu uma fonte ligada ao clube, que confirmou que o Kindermann passa por um momento de dificuldades financeiras e que o problema estaria relacionado ao fluxo de caixa. Até o momento, o clube pagou apenas 50% dos salários referentes a maio. Segundo apurado, os vencimentos de junho têm data prevista para o dia 10 de julho, e a expectativa é de que o pagamento seja feito normalmente até essa data.
Além disso, o clube trabalha para regularizar as pendências de maio até a próxima sexta, dia 11. Mas, de acordo com a fonte, também dependem de repasses de patrocinadores que estão em atraso. Estes, estariam sem repassar recursos ao time feminino desde abril.
Problemas de alimentação no alojamento
Sobre as críticas à alimentação no alojamento, a fonte negou que tenha faltado comida no local. A justificativa é que, após o fim da participação no Campeonato Brasileiro, atletas e comissão técnica entraram em férias por 15 dias. Nesse período, o clube também liberou a cozinheira, mas teria mantido os alimentos disponíveis no alojamento para que as atletas que não viajaram cozinhassem por conta própria.
O Avaí Kindermann é um dos clubes mais tradicionais do futebol feminino brasileiro. A equipe vai enfrentar o Palmeiras na próxima fase na Copa do Brasil, no começo de agosto.