Nesta segunda-feira, 07 de julho, Rosana Augusto celebra mais um ano de vida e uma trajetória marcada por conquistas, pioneirismo e dedicação ao futebol feminino. Atual treinadora do Flamengo completou 43 anos acumulando feitos dentro e fora de campo que a colocam entre os grandes nomes da modalidade no Brasil.
Rosana nasceu em São Paulo e construiu uma carreira vitoriosa como jogadora. Versátil, atuou como lateral, meia e atacante ao longo dos anos. Pela Seleção Brasileira, disputou duas Copas do Mundo (2007 e 2011) e três Olimpíadas(2004, 2008 e 2012), conquistando duas medalhas de prata olímpicas.
Com a camisa da Seleção, somou mais de 100 partidas e marcou gols importantes, sendo uma das peças fundamentais da geração que elevou o Brasil ao protagonismo internacional no futebol feminino. Além disso, Rosana teve passagens por clubes no Brasil, Estados Unidos, Noruega e França. No exterior, brilhou com títulos e se destacou como referência técnica e de liderança.
Ver esta publicação no Instagram
Transição para as laterais do campo: a carreira de treinadora
Depois de pendurar as chuteiras, Rosana se dedicou à formação e à gestão técnica. Em 2021, iniciou a carreira como treinadora e, rapidamente, passou a ser vista como uma das maiores referências no futebol brasileiro.
Rosana chegou ao Flamengo em 2024 com a missão de reorganizar o time. Sob a liderança dela, o Rubro-Negro ganhou uma nova postura tática, principalmente no setor defensivo, e garantiu a classificação para as quartas de final do Campeonato Brasileiro Feminino deste ano.
Copa América: técnica do Flamengo avalia ausências de rubro-negras
Paula Reis, o olhar que registra o time feminino do Flamengo
⚽ Foi a primeira jogadora brasileira a atuar no Lyon, da França, um dos clubes mais tradicionais do futebol feminino mundial.
⚽ Em sua carreira internacional, também defendeu o Sky Blue (EUA), Avaldsnes (Noruega) e Paris Saint-Germain (França), North Carolina Courage (EUA) e SV Neulengbach (Áustria).
⚽No Brasil, jogou em times como São Paulo, Corinthians, Internacional, São José, Santos, Ferroviária e Palmeiras.
⚽ É conhecida pela versatilidade em campo, tendo jogado como lateral, meia e atacante.
⚽ Fora de campo, defende o crescimento das categorias de base e o fortalecimento do futebol feminino brasileiro.
⚽ Times em que passou pelo comando: Athetico Paranaense, Red Bull Bragantino, Seleção Brasileira sub20 e agora, o Flamengo.