Voltar para onde tudo começou e reencontrar pessoas que o ajudaram a construir sua trajetória até agora no futebol. Foi assim que o técnico Leonardo Mendes definiu seu retorno à Ferroviária e a Araraquara, sua cidade natal. Ele vai assumir o desafio de comandar as Guerreiras Grenás na sequência da temporada de 2025 e até 2027, quando encerra seu contrato.
Anunciado oficialmente no dia 26 de junho, o técnico Leonardo Mendes foi apresentado na manhã desta terça-feira (01), na Sala de Imprensa da Fonte Luminosa. O treinador conversou, pela primeira vez, com os repórteres e torcida afeana.
O que ele disse
Leonardo Mendes falou do sentimento de estar de volta ao clube. “Feliz com o retorno e a receptividade, em estar de volta pra minha casa. Estou muito ansioso para estar no campo, que é o meu lugar, onde eu gosto. Mas acredito que esta primeira semana também vai ser importante pra nos organizarmos, planejarmos e para eu conhecer melhor os membros da comissão técnica. Já temos conversado bastante, alguns presencialmente, outros por telefone e tive uma impressão muito boa das pessoas, o que me deixa muito tranquilo, porque em qualquer projeto, são as pessoas que fazem a diferença. E aqui na Ferroviária eu pude sentir que tem pessoas muito engajadas em levar o time ao topo”, declarou.
Mendes também comentou como foi receber este convite da Ferroviária. “Certamente mexeu muito comigo. Por ser da cidade, pelas minhas características, minhas raízes e pelo meu sangue ser grená. É claro que, se eu não confiasse no projeto e nas pessoas que aqui estão, eu não aceitaria, mas logo no primeiro contato eu já me imaginava comandando o time, porque sei como tudo funciona aqui e pelas pessoas que estão inseridas”, afirmou Mendes.

Evolução da modalidade e profundidade do elenco
Dez anos se passaram de quando o técnico Leonardo Mendes comandou o time feminino da Ferroviária. Entretanto, muitas foram as mudanças na modalidade, tanto dentro, quanto fora do clube. Apesar disso, o novo comandante afirma que não deixou de acompanhar o futebol feminino.
“Quem trabalha com futebol feminino, o futebol feminino nunca sai de nós. Mesmo estando fora este tempo, eu sempre estive acompanhando a modalidade, assistindo aos jogos, acompanhando os campeonatos. Nos times que passei, pude ter contato direto com treinamentos. A evolução do futebol feminino ao longo destes anos foi muito grande e acredito que ainda tem um lastro para evoluir”, declarou.
Elenco à disposição
Sobre o elenco da Ferroviária e como ele pretende jogar, Mendes declarou que tem seu modelo de jogo, porém quer conhecer melhor as atletas.
“Primeiramente eu quero ter esse contato com elas. Assistir aos jogos é uma coisa, ter o contato no dia a dia nos treinos vão me norteando e possibilitando eu entender qual o melhor esquema e sistema. As questões comportamentais, que isso a gente não abre mão, é de um jogo corajoso, um jogo que tenhamos coragem de fazer uma construção apoiada, ambiciosa, que seja um time agressivo para pressionar alto, que jogue próximo tanto com bola, quanto na fase defensiva. Essas são algumas características, mas como eu falei, ter esse contato direto com elas vai me possibilitar a entender melhor qual o sistema que vamos usar e o que podemos tirar de melhor de cada uma”, finalizou.
De férias
A Ferroviária, atualmente, está em pausa devido à Copa América. As atletas devem retornar de folga no início da próxima semana e começar os trabalhos com o novo treinador. No segundo semestre, a Locomotiva tem as quartas-de-final do Campeonato Brasileiro, enfrentando o São Paulo, o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.